sexta-feira, 29 de abril de 2011

O que é hipertexto?

Hipertexto é um texto em formato digital, o qual nos remete a um conjunto de informações relacionadas que podem ser palavras, imagens, sons ou até mesmo vídeos. Essas referências são apresentadas através do hiperlink, que nada mais é a interligação do texto principal ao conjunto de informações. Por exemplo, no site wikipedia.com, em todo texto há links que nos levam para outros texto e assim sucessivamente. Se você está lendo um texto sobre o Brasil, e nele é citado Santa Catarina, através desse conceito, um link te levará a outro artigo que traz maiores informações sobre Santa Catarina. Mas no entanto, a internet não é o único meio onde pode ser empregado esse conceito.

Pesquisadores acreditam que a representação hipertextual da informação independe do meio. Pode acontecer no papel, por exemplo, desde que as possibilidades de leitura superem o modelo tradicional contido das narrativas contínuas (com início, meio e fim).

As primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto.

De acordo com Vannevar Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex (dispositivo tido hoje como um dos precursores da atual web).

O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma ocasional e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.

Um hipertexto tem como principais características: intertextualidade, dinamismo, interatividade, acessibilidade, transitoriedade, organização multilinear.

2 comentários:

  1. Muito bem explicadinho, nos seus minimos detalhes.

    ResponderExcluir
  2. O hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas, e também auxilia na construção do conhecimento. A liberdade do aluno de não ter que seguir uma sequência e, que muitas vezes podem não ser de seu interesse, o aluno pode ter a liberdade de ação e é encorajado a tomar a iniciativa. (mas sempre tendo em foco o ensino-aprendizagem).

    ResponderExcluir