sexta-feira, 18 de março de 2011

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento

Na sociedade atual, nunca se exigiu tanto conhecimento das pessoas que nela vivem. O fluxo de informação é enorme, e espera-se das pessoas que convertam essa informação em conhecimento.
A diferença não está somente na quantidade de informação, mas sim no meio que ela se distribuí, o que tornam necessárias novas forma de alfabetização. A tecnologia presente tornou muito fácil o acesso a todo tipo de informação, mas para absorvermos a informação devemos saber organizar  e ter uma leitura crítica das idéias a nós apresentadas. O que se deve fazer é formar o aluno para que tenha competências cognitivas, ou seja, que consigam ter acesso e tenham uma assimilação crítica da informação.
O olhar crítico do aluno cresce em importância quando analisamos os conhecimentos atuais da sociedade, não existem mais verdades pontuais, hoje em dia há uma enorme diversidade de perspectivas e relatividade de teorias e o ideal é a partir disso construir o próprio ponto de vista. Resumindo, não cabe a escola trazer aos alunos verdades acabadas, é necessário que ajude os alunos a construírem suas próprias verdades. O aluno deve ter a capacidade da aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação de todo o tipo de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário